Com certeza você já recebeu de seus amigos — ou os deu — péssimos conselhos amorosos. Talvez você tenha sido dita para ligar para uma pessoa que não deveria ou para não mandar mensagem para alguém que valia a pena. Seja como for, é provável que você já tenha se arrependido de pedir a opinião de amigos(as) quando o assunto era um relacionamento.
+ Dicas para destacar seu perfil nos apps de relacionamento
+ Psicóloga dá dicas para evitar recaídas e superar o(a) ex de uma vez por todas
Felizmente (ou não), você não está sozinha. De acordo com uma pesquisa feita pelo aplicativo de relacionamentos Hinge, 54% das pessoas solteiras da geração Z “se arrependem de ter seguido os conselhos amorosos de seus amigos, pois elas sentem que acabaram tomando a decisão errada no final”.
Por que seus amigos te dão péssimos conselhos amorosos
De acordo com a “POPSUGAR”, de onde são as informações, isso pode acontecer porque seus amigos estão projetando os próprios problemas de relacionamento em você, ou, ainda, porque vocês têm necessidades e desejos diferentes.
Logan Ury, diretor de ciência do relacionamento do Hinge, defende que é importante que, antes de pedir um conselho, você se lembre que você é quem está em um relacionamento — não seus amigos. “É crítico que você aprenda como se conectar aos seus próprios sentimentos e necessidades e entenda como se sente sobre alguém”, declara.
Para ele, uma boa forma de mudar os hábitos é usando seus amigos para te ajudar a seguir seus próprios objetivos. “Faça o trabalho interno para descobrir suas metas de relacionamento”, sugere. “Então, compartilhe essas metas com seus amigos e peça-os para te responsabilizar. Dessa forma, eles apoiam você em sua jornada, não projetando suas prioridades em você”, continua.
Além disso, a recomendação do especialista é que você consulte um terapeuta para obter orientação sobre sua vida amorosa, o que pode te dar mais confiança para tomar suas próprias decisões.